,

Brasil vai comprar US$ 14 bilhões em produtos chineses

O governo brasileiro vai comprar US$ 14 bilhões em produtos destinados ao uso hospitalar dos chineses, ainda neste ano. Todo esse dinheiro vai gerar milhares de empregos na China punindo ainda mais o mercado interno.

Massacre do mercado interno

Os produtos que serão adquiridos dos chineses têm suas patentes abertas e livres para serem produzidos no Brasil. A falta de incentivo interno impede que o empresário brasileiro produza e forneça a rede de saúde os equipamentos e produtos que o governo vai comprar no mercado externo.

A política externa e econômica do governo tem sido fortemente criticada por especialistas que garantem que o governo Temer coloca todos os ovos numa cesta só. O momento de tensão que a China enfrenta na relação entre EUA e Coreia do Norte pode gerar um boicote comercial que colocará o Brasil de joelhos novamente.

Barreiras propositais

No Brasil a política de patentes é lenta por motivos óbvios: não se trata de burocratização. As barreiras impostas internamente aos empreendedores brasileiros na maioria dos casos escondem lobbys de grupos interessados em ganhar benefícios por fora.

 

Um Comentário

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *