,

Coca-Cola ou Nestlé? O governo quer saber pra quem entregar o Aquífero Guarani

As negociações para entrega da maior reserva de água do mundo estão caminhando

O governo está acelerando as negociações para “privatização” da maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani. A exploração da reserva em território brasileiro pode cair nas mãos de duas gigantes mundias, a Coca-Cola ou Nestlé.

Representantes das duas companhias têm mantido conversas reservadas com o presidente Michel Temer e interlocutores do governo no sentido de formatar a exploração privada das reservas subterrâneas de água doce. A ideia é formulação de contrato de concessão para exploração durante 100 anos.

Relevância

A relevância de um dos maiores mananciais mundial de água doce é tamanha que, há décadas, tem sido alvo da especulação quanto ao seu uso e exploração. O Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani, conhecido por Projeto Aquífero Guarani (SAG), da ANA, foi criado com o propósito de apoiar Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na elaboração e implementação de um marco legal e técnico de gerenciamento e preservação do Aquífero Guarani para as gerações presentes e futuras.

Com área total de 1,2 milhões de km², dois terços da reserva estão em território brasileiro, no subsolo dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A importância estratégica do Aquífero para o abastecer as gerações futuras desperta atenção de grupos de diferentes setores em todo o mundo”, afirma documento da Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos.

O governo tem grande interesse

Michel Temer e seus ministros não escondem o grande interesse na concessão dos direitos de exploração como forma de conseguir mais recursos para os cofres públicos. Ocorre que essas grandes corporações terão propriedade e autonomia absoluta sobre a água que grande parte da população consome.

O risco de exploração por parte de empresas transnacionais é real.

3 Comentários

Leave a Reply
  1. Isso é papo de ESQUERDOPATA.. Foi feita uma concessão para uma fabrica em Buenos Aieres pois lá tem tem fonte de Água doce. Com tem várias cidades, aqui no Brasil, que retira água do Aquífero Guarani…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *