,

Creches no Brasil não têm sequer extintor de incêndio

A tragédia que ocorreu na creche localizada em Janaúba, norte de Minas Gerais, na última semana é só a ponta de uma grande problema que a maioria dos municípios brasileiros enfrenta. Creches operam, em sua maioria, sem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que regulamenta o funcionamento do estabelecimento em caso de incêndio.

A creche em Janaúba se for levar em consideração o cumprimento da lei para funcionamento de um estabelecimento onde vai prestar serviço à criança, ela deveria estar fechada.

O incêndio que foi provocado pela ação humana talvez não tivesse as mesmas proporções se os equipamentos e instalações obedecessem rigorosamente o plano de combate a incêndio que todo estabelecimento comercial deve ter.

Creches em diversos municípios brasileiros não obedecem as leis para oferecer o mínimo em segurança. Prédios públicos como Câmaras Municipais, escolas, postos de saúde não possuem em sua maioria nenhum projeto de segurança e acessibilidade.

Precarização

A precarização dos serviços públicos devido a falta de investimento e a negligência de prefeitos e vereadores, até mesmo do próprio Ministério Público, possibilitam que situações como a de Janaúba sejam mais graves devido a falta de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *