,

Governo Federal deve R$ 49 bilhões ao Rio de Janeiro. Temer diz que não pagará

O presidente Michel Temer (PMDB) empurrou com a barriga a questão das compensações financeiras referentes à Lei Kandir. Uma comitiva composta por deputados estaduais compareceu em Brasília na tarde desta terça-feira para cobrar providências do presidente da República.

Michel Temer por sua vez fez corpo mole em relação a situação do Rio de Janeiro e afirmou que o pagamento da dívida que a União tem com o estado, que é de cerca de R$ 49 bilhões, “não seria uma solução imediata”.

Segundo Temer, a questão “merece uma reflexão mais profunda”. Ele recebeu dos deputados um estudo sobre a Lei Kandir e o impacto no Rio. Ficou de encaminhar o documento para a área econômica do governo federal.

O presidente prometeu, contudo, celeridade na tramitação, na Câmara e no Senado, do projeto de lei que estabelece regras para que a União socorra estados por meio de acordos de recuperação financeira.

A situação financeira do estado do Rio de Janeiro é gravíssima. Sem dinheiro, devido a má gestão dos recursos, o estado tem deixado os compromissos como pagamento do servidores de lado. Fornecedores também começaram a reclamar e ameaçam não fornecer mais para o estado.

Não é apenas o Rio de Janeiro que tem crédito com o Governo Federal. Outros estados também têm crédito com a União através de Lei Kandir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *