,

Mãe de santo protesta contra entrega de bíblias na Bahia

Foi durante a sessão solene para entrega de Títulos de Cidadão Honorário, no município de São Simões, na Bahia, que a mãe de santo Jaciara Ribeiro manifestou a sua indignação.

Os vereadores prestavam homenagens aos seus convidados como sempre acontece todo fim de ano nas Câmara Municipais quando chegou a vez de entregar a Comenda para a líder quilombola Maria Bernadete Pacífico. Sua acompanhante, Jaciara Ribeiro, pediu a palavra aos vereadores.

No momento de receber a Bíblia a mãe de santo protestou.

“Perguntei se quem era de candomblé ganharia algo e ninguém me respondeu. Nesse momento, quebrei o protocolo e solicitei a palavra do plenário. Foi quando falei de toda minha história de luta contra a intolerância religiosa”, explica a mãe de santo, que contestava a entrega das Escrituras.

A líder quilombola homenageada afirmou que não se sentiu incomodada em receber a Bíblia Sagrada e ainda acrescentou: “Eu gostei e sou batizada na Igreja Católica”.

A Câmara Municipal de São Simão informou que a entrega da Comenda e da Bíblia faz parte do protocolo da Casa que sempre manteve essa regra independente de questões religiosas.

“Sempre em datas especiais como posse de vereadores, Dia da Mulher e no aniversário da cidade, faço essa distribuição. Foi um presente entregue aos homenageados”, explica o vereador, ressaltando que não teve como objetivo propagar nenhum tipo de religião.

A Bíblia é entregue como um presente, uma lembrança para alguém que é bem recebido numa solenidade onde comparece como convidado, até por questão de educação a pessoa pode aceitar, recusar ou doar o presente, dispensando qualquer forma de manifestação e protesto.

Um Comentário

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *