,

Operação Zelotes pega o sistema financeiro: 11 réus

A situação do país é gravíssima mediante tantos escândalos de corrupção

O juiz federal Vallisney Oliveira aceitou a denúncia, mais uma, contra membros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) sobre a formação de um esquema para facilitar e favorecer julgamentos em favor do Bank Boston, adquirido recentemente pelo Banco Itaú. Na denúncia os réus são acusados de terem dado um prejuízo ao fisco de R$ 509 milhões.

Um dos denunciados é o diretor jurídico do Bank Boston, Walcris Rosito, além de servidores, advogados, lobistas e conselheiros. Na justiça eles responderão por corrupção, gestão fraudulenta, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Denúncia feita pelo MP é aceita pela justiça

O Ministério Público protocolou a denúncia uma semana atrás, através dos procuradores Hebert Mesquita e Frederico Paiva. A investigação revela que o esquema operou de 2006 a 2015 com a formação de dois núcleos: um de São Paulo e outro em Brasília.

Basicamente o sistema visava aliviar o pagamento para os clientes que deixavam de recolher o valor devido para a Receita Federal, pagando propina aos operadores. Em sete anos de práticas ilícitas a empresa que organizava o esquema faturou apenas do Bank Boston a quantia de R$ 44, 9 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *